terça-feira, 17 de julho de 2012


DESPERTA JOVEM
Texto: Atos 20.7-12
Temos sido jovens "limpos'' na presença de Deus?O que tem saído de nossas bocas,qual o palavriado dentro e fora da igreja?Afinal dentro é muito fácil,só tem crentes!E fora?Como tem sido a nossa vida?Quando alguém ''pisa no meu calo'',eu do glória a Deus?Ou solto ''aquela frase'' horrível?Quando meu pai ou mãe me pede algo,eu atendo prontamente ou deixo pra lá,pra outro dia,pra outra semana?Quando estamos somente eu e Deus o que tenho feito,afinal Ele está em todos os lugares!E o meu namoro,casamento,noivado,tem agradado a Deus?Em João cap. 15 vers. 3,''3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.''
Se algumas das perguntas acima te intrigaram,e fizeram pensar melhor,este versículo diz }T-U-D-O{ ,quer ser limpo?Busque a palavra de Deus!Somente ela traz a salvação,transformação,purificação e acima de tudo mudança de Vida!


Venha ser uma "Oliveira Verdejante''!

Versículo do dia: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.I Tim. 4

DESPERTA JOVEM   Texto: Atos 20.7-12
O culto de Paulo se estende até muito tarde...


Paulo e sua comitiva estavam em mais uma viagem missionária. Eles se encontram na cidade de Trôade.

Era o primeiro dia da semana (domingão) e Paulo partiria logo no dia seguinte. Então ele tinha que aproveitar ao máximo aquele culto para doutrinar a igreja, ministrar e compartilhar tudo o que Deus estava fazendo naqueles dias.


O culto teve hora para começar, mas não tinha hora para terminar. Paulo começou a pregar e seu sermão se estendeu até a meia-noite.  Ele deve ter se empolgado tanto que nem viu a hora passar.


Quero agora que você imagine esta cena:


  • Um salão no terceiro andar, cheio de gente. O texto diz que havia muitas lâmpadas no salão de culto. Na verdade as lâmpadas eram tochas alimentadas a óleo.
  • uma grande janela para que o ar ventilasse e a salão não ficasse todo tomado pelo calor e pela fumaça das tochas.


Nessa altura do culto, o povo já tinha orado, cantado, adorado, e estava ali em um momento de aprender tudo o que o apóstolo Paulo tinha para ensinar.


Um jovem chamado Êutico


E é ai que aparece o personagem principal da história, nosso conhecido Êutico, um jovem que decidesentar num lugar super adequado. Onde? No parapeito da janela, do terceiro andar.


Posso imaginar Êutico como um daqueles jovens teimosos que o pastor chama pra sentar mais para frente, mas ele não obedecia e empacava no mesmo lugar.


Não tem jeito, Êutico era jovem, e como todo jovem: dorme. É impressionante, jovem dorme em qualquer lugar, não importa. E olha que tem jovem que gosta de dormir eim! Vai trabalhar, dorme no busão, depois pesca depois do almoço na frente do computador, vai pra aula e dorme na aula, chega em casa dorme assistindo TV, vai orar ou ler a bíblia dorme, acorda, se arruma e dorme de novo. E quanto mais dorme, mais sono tem, impressionante!


E então...


Paulo pregava... pregava... pregava.... as pessoas se alegravam... havia júbilo na igreja...


Uma alusão ao texto:

Pode ser que Êutico, assim como muitos de nós quando estamos na igreja, se sentia seguro, ouvindo o pregador mais sem olhar para dentro de si como alguém necessitado de algo mais.


Ele ouvia a palavra como se fosse para os outros, ou apenas mais um sermão de domingo.


Começa a distração e o encantamento com o lado de fora


No inicio Êutico provavelmente começou a prestar atenção nas palavras de Paulo, mas como muitos jovens, a paciência dele já havia acabado e com certeza já estava viajando e tudo que se passava do lado de fora da janela começou a chamar a atenção dele.


Podemos imaginar Êutico observando as atrações do mundo. Êutico OLHA PARA FORA e sente o impulso da tentação penetrando sua imaginação.


Bom, nessa altura, Êutico está seduzido e entregue. Está "amarrado" por tudo que é tentação que a janela começa a trazer para os seus desejos, seus impulsos, para os seus pensamentos.


Você já se sentiu assim como Êutico? Pensando nas coisas lá de fora?


Você nunca poderá escapar completamente da tentação, mas há o poder de DEUS na sua vida que pode ajudá-lo a vencer suas tentações.


Os Êuticos dos dias de hoje


Muitos Êuticos estão sentados nas igrejas, viajando, conversando, e até impedindo outros que se interessem pelo sermão, pelo alimento.


Vem ao templo, mas pior que sentar na janela, ficam saindo para o lado de fora e não participam do culto.


Se estão no templo, ficam com conversas, julgando, criticando, zuando, com o pensamento longe, no que vão fazer depois, em como resolver o problema amanhã.  


Esses Êuticos sempre têm uma justificativa na ponta da língua pra tudo.


Porém, todos nós devemos ter em mente PORQUE estamos na igreja. Por causa do nosso Deus, pelo que Ele é. É nessa hora que precisamos estar de coração inteiro, vivendo intensamente o momento.


Quantas pessoas freqüentam a igreja, mas permanecem "sentadas na janela". Ali como corpo presente, mas com a cabeça do lado de fora.


O Senhor quer outra postura.


O "sair da janela" implica:


  • em disposição para ouvir a Palavra de Deus;
  • em se comprometer com as coisas "de dentro";
  • em focar e fazer a vontade de Deus e
  • em parar de dar atenção e se distrair com as coisas do mundo.


Será que você, neste momento da sua vida espiritual, está "sentado na janela"? Pense nisso.

0 comentários:

Postar um comentário